Geek,Tecnologia

Novo visor 3D da HP Labs exibe hologramas como os de Star Wars

22 mar , 2013   Video


Imagem pode ser visualizada em várias perspectivas, a partir de diferentes pontos de vista.

Por Matheus Gonçalves

Faz apenas alguns anos que o 3D se tornou uma coqueluche nos novos equipamentos eletrônicos. Smartphones, Tablets, TVs, visor de geladeira, tudo é vendido com 3D. Mas todos nós entendemos que há muito mais apelo de marketing que retorno de entretenimento.

E ainda existem os que precisam de óculos para enxergar o efeito das três dimensões. E só funcionam em um determinado ângulo, um fracasso.

Bom, enquanto ainda esperamos produtos com resolução 4K (que promete ser a próxima geração de qualidade de imagem e vídeo), a HP apresentou uma ideia interessante: uma tela 3D capaz de produzir hologramas, com imagens fixas ou em movimento, que a gente tá acostumado a ver em filmes de ficção científica.

 

hp-labs-holographic-3D-display

 

Segundo o site da empresa, a tela é uma espécie de LCD modificado, que usa ranhuras nanopadronizadas para dispersar a luz em diferentes direções. Estes “pixels direcionais”, como o pesquisador da HP David Fattal prefere chamar, reflete diferentes raios de luz de um objeto e envia as diferentes imagens produzidas por estes raios para o olho esquerdo e direito das pessoas, simulando assim uma imagem holográfica. A tela é capaz de controlar direção, cor e outras propriedades da luz para atingir este objetivo.

Além disso, o display 3D da HP Labs permite que o objeto seja visualizado em diferentes pontos de perspectiva, ao contrário dos atuais modelos que exigem que todas as pessoas estejam no mesmo lugar. Isso significa que você pode olhar para a imagem holográfica de diversos ângulos, sem óculos algum, e ela não vai ficar embaçada ou fazer você ficar tonto até vomitar.

De acordo com o site Technology Review, os pesquisadores afirmam que imagens estáticas podem ser vistas de até 200 pontos diferentes, e vídeos de 64 pontos diferentes, a 30 frames por segundo. Dá pra andar ao redor do objeto e ainda vê-lo em 3D dimensões, de frente, de lado, de costas, exatamente como os personagens de Star Wars.

No futuro essa tecnologia pode ser usada em interações sociais, além de integrar parte da exibição de ferramentas como modelagem 3D, Google Maps 3D, games e coisas assim.


, , , , , , , ,


Send this to friend