Curiosidades,Geek

Geek usa “instrumento musical” para manipular som e imagem de Super Mario

29 mar , 2013   Video


Projeto maluco tem uma espécie de teclado que controla estados de memória do game.

Por Matheus Gonçalves

Este é Chris Novello, conhecido como Paper Kettle, um geek de música e videogame, que criou há algum tempo um estranho dispositivo, chamado illucia. Esse gadget é capaz de enviar informações de um programa a outro, associando os sinais de entradas em plugs físicos a diferentes tipos de sons pré programados, usando OSC (Open Sound Controls).

 

Geek_Istrumento_Mario

 

O illucia se conecta ao computador através de um cabo USB, possui processamento feito com Arduino, e interface de código aberto, multi-plataforma. Ou seja, dá pra instalar no Windows, no Mac, no Linux e onde mais a imaginação deixar.

 

deterritorializer1

 

Novello estava fazendo desse aparelho um joystick para jogar Super Mario, quando percebeu que seria possível ter acesso à memória do jogo.

Ele possui em casa um produto chamado Soundplane, uma espécie de tablet musical, que registra a posição na qual você encosta em sua superfície tátil e transforma os sinais X e Y em sons.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

O geek teve a ideia de juntar as duas coisas, usando o Y (vertical) do Soundplane, para alterar a posição do Mario na tela. Ou seja, quanto mais pra cima você encosta no teclado, mais alto o Mario vai ficar na tela, dando a impressão às vezes que o bigodudo tá flutuando.

Alguns dos botões do illucia estavam registrando os memory states do jogo do NES, para cada frame.

Configurando estes botões para salvar os memory states a cada 30 segundos, o que ele conseguiu foi criar uma espécie de Máquina do Tempo do Super Mario. O sinal X (horizontal) do Soundplane foi usado para ir pra frente e pra trás no jogo, apenas tocando o dispositivo para a esquerda ou para a direita.

E como o Soundplane é multi-touch, ele criou um modo loop, usando um segundo dedo para especificar o início ou o fim do playback.

A aplicação prática disso é apenas artística, claro, mas mistura eletrônica, música e videogame. Ficou geek ao extremo. O interessante resultado você confere no vídeo abaixo, um instrumento musical/joystick/video player/máquina do tempo.


, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Send this to friend