Fotografia,Internet

Sony e Canon lançam sites com tutoriais para novos fotógrafos

16 abr , 2013   Video


Com simulador de DSLR e conceitos de imagem e fotografia, empresas incentivam os iniciantes da área.

Por Matheus Gonçalves

Se você é um entusiasta de fotografia e está apenas começando, existem vários recursos e conceitos básicos para aprender antes de sair clicando a esmo.

Livros e vídeos com certeza podem ser úteis. Mas para ajudar neste aprendizado inicial, algumas empresas do ramo começaram a criar ferramentas bem bacanas. Afinal trata-se de um mercado muito interessante, em alguns casos com voracidade por novos equipamentos.

A Canon do Canadá criou um simulador de câmeras DSLR. No site, o usuário pode aprender a usar a câmera no modo automático, o que pessoalmente eu não acho lá muito útil, mas também entender seu modo manual, como controlar exposição, ISO e outros recursos de câmeras assim.

 

outsideofauto2

 

O tutorial online tem três modos: Learn, Play e Challenge.

No modo Learn, você pode aprender (ah vá!) o básico do triângulo de exposição, representações visuais de abertura, velocidade de obturador e ISO, e como a modificação dos valores destes recursos podem alterar o resultado final da foto.

Depois de conhecer toda essa teoria, é hora de brincar com a câmera virtual. Esta seção do site permite tirar quantas fotos forem preciso para melhorar o entendimento dos conceitos apresentados na área anterior. Infelizmente não é possível trocar as condições de iluminação do ambiente, mas ainda assim é um excelente recurso para treinar fotografias com câmeras assim.

 

outsideofauto5

 

Finalmente, a seção Challenge permite que, como o nome sugere, o usuário pode testar suas habilidades. E, como em um daqueles jogos de videogame, trata-se de uma corrida contra o relógio: O “jogador” precisa tentar fazer réplicas de 6 fotos diferentes, atendendo a instruções como “obtenha uma boa exposição” e “capture o movimento da hélice”, desafiando assim o aprendizado que ele recebeu.

Já a Sony, tentando mostrar do que a sua linha Sony α é capaz, também criou um site para ajudar aqueles que estão pensando em aprender a fotografar.

 

sonylearn1

 

O Sony α Portal, como é chamado, reúne uma série de tutoriais em vídeo e foto sobre assuntos que vão de composição, exposição básica e avançada, balanço de branco, profundidade de campo e outros conceitos.

E uma vez que você concluiu os tutoriais básicos na seção Learn, você pode pular para as técnicas de disparo, descobrindo mais sobre como fotografar cenários específicos, com ambientes escuros, ou paisagens urbanas, fotos macro e tantas outras situações que um fotógrafo pode se deparar.

A Sony, claro, também colocou uma seção explicando suas lentes, para o que cada uma serve, as vantagens de cada uma delas.

Eu recomendo ambos os sites para quem quer ingressar neste mundo espetacular da fotografia.

 

(via Sony Alpha Rumors)

 


, , , , , , , , , , , , , ,


Send this to friend