Curiosidades,Tecnologia

Mitsubishi está trabalhando em carro elétrico com recarga sem fio

2 Maio , 2013  


Empresas e universidades japonesas se uniram para tentar buscar um EV ainda melhor e mais prático.

Por Matheus Gonçalves

Pouco se sabe sobre quando é que os carros elétricos começaram a ser feitos. Alguns estudos indicam que isso pode ter acontecido entre 1832 e 1839.

Mas os chamados EV, veículos elétricos comerciais, produzidos em massa industrialmente, só começaram a ser fabricados nos anos 90.

Hoje em dia já é comum ver carros assim nas ruas, como é o caso do Volt ou Spark EV, da Chevrolet, por terem baterias cada vez mais duradouras, mas também pelo surgimento de inúmeros postos de recarga, inclusive no Brasil.

 

rmotechrgng908agaskg

 

Mas mesmo assim, ainda não é fácil manter um carro destes. Muitos investimentos ainda precisam ser feitos para que os cidadãos possam abandonar de vez os veículos movidos a combustíveis fósseis.

E foi pensando nisso que um grupo japonês, formado por 13 universidades e 22 empresas (que incluem a Mitsubishi, Kajima Corp, Omron Corp, Universidade de Kyoto e Universidade de Osaka) resolveu desenvolver uma solução única:

Eles vão trabalhar juntos para desenvolver carros elétricos com recarga sem fios, com uma tecnologia que vai contar com transmissão de microondas.

 

wireless_car_charging_400px

 

Talvez os recarregadores possam ser instalados nas estrada e nas ruas, a exemplo do projeto da Universidade de Stanford, publicado em 2012:

 

 
A ideia é tornar realidade as viagens de longa distância, com um protótipo que deve ser apresentado nos próximos cinco anos.

Sabe-se que os planos do grupo oriental também incluem métodos de carregamento de smartphones e até mesmo drones, de uma maneira dinâmica que permitiria que os robôs aéreos permanecessem em vôo por tempo indeterminado, principalmente em situações de emergência.

[via Nikkei]  


, , , , , , , , , , , , , ,


Send this to friend