Internet,Tecnologia

5G da Samsung pode ser “várias centenas de vezes mais rápido” do que 4G

13 Maio , 2013  


Projeto promete envio de arquivos e streaming de conteúdo quase que sem limites.

Por Matheus Gonçalves

Se você já teve a agradável oportunidade de experimentar as redes 4G em sua máxima totalidade, sabe que a velocidade impressiona. Você pode ver videos no Youtube, ouvir podcasts, baixar arquivos de forma instantânea. Muitas vezes, chega a ser mais rápido que o WiFi da sua casa.

Pois bem. Agora a Samsung desenvolveu uma nova tecnologia de transmissão de dados que pode ser centenas de vezes mais rápida que as atuais redes 4G. Não as congestionadas bandas do Brasil, estamos falando de 4G de verdade.

 

Samsung

 

A Samsung anunciou o que, em tradução livre, chamou de “a primeira tecnologia de conjunto de transceptores adaptativos que operam nas milimétricas ondas das faixas Ka para comunicações entre celulares.

Trata-se de um sistema de comunicação móvel muito parecido com o chamado 5G, por mais que esta nomenclatura seja muito mais uma vaga ideia de sucessão de velocidades que um padrão ou protocolo de rede propriamente dito (sim, eu sei, tá ficando técnico demais, mas calma).

Vamos para a parte que interessa: Nos testes da companhia, foi possível transmitir dados a uma velocidade de 1.056 Gbps (isso, exatamente!) para uma distância de até 2 Km.

Em outras palavras, seria como baixar 1 GB para seu celular ou tablet em um piscar de olhos.

Sabemos que o 4G mal chegou a muitos países e que no Brasil nem o 3G funciona direito na maioria das capitais, mas é importante saber que este tipo de pesquisa está sendo feita para prever onde é que este mercado – e por que não, o mundo – está sendo direcionado e as futuras possibilidades.

A China, os EUA e a União Européia têm feito grandes investimentos nas pesquisas do 5G, com cifras que passam dos milhões de Euros.

Tudo indica que a nova tecnologia esteja disponível para ser comercializada em 2020.

 
[via Samsung Tomorrow]  


, , , , , , , , ,


Send this to friend