Curiosidades,Science

Sabia que na Indonésia existe um vulcão que vomita lava azul!?

10 jan , 2014  


Efeito de ácido faz com que as labaredas da lava que sai de lá criem um efeito de cor turquesa lindíssimo.

Por Matheus Gonçalves

Parece uma coisa saída dos laboratórios da Bethesda, diretamente para Oblivion, Tamriel e Skyrim, mas não é.

Localizado em Java, na Indonésia, o vulcão Kawah Ijen produz lava luminosa de cor predominantemente azul em um efeito de luz sensacional.

 

1

 
Cercado por outros vulcões, este maravilha natural é o lar do maior lago ácido de cor turquesa do mundo, que é um efeito causado por ácido sulfúrico.

Durante o dia, o vulcão é aparentemente normal, mas à noite o brilho da lava azul emerge, e queima em colunas de fogo que podem chegar a cinco metros de altura.

O lago também é uma mina de enxofre, um elemento químico essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte importante de muitos aminoácidos. É utilizado em fertilizantes, além de ser constituinte da pólvora, de medicamentos laxantes, de palitos de fósforos e de inseticidas.

Veja abaixo as imagens:
 

2

4

5

6

blue-lava2-550x290

blue-lava3-550x355

 

Trabalhadores transportam entre 160 e 200 kg de enxofre por dia neste local. Pra isso, eles recebem US$ 0,05 por quilo de enxofre, mesmo inalando todos os gases tóxicos durante o trabalho.

 

3

 

Pra se ter uma ideia, Olivier Grunewald, que é a pessoa responsável por estas fotografias, teve que usar uma máscara de gás e perdeu duas lentes da câmera durante as filmagens. Ele também teve que descartar suas roupas antes de voltar pra casa.

O video abaixo mostra a lava azul, em um efeito lindíssimo:
 

 

Enquanto isso…
 

4557302_l2

 
[via Yahoo!]  


, , , , , , ,


Send this to friend