Não tem nem o que falar muito, veja com seus próprios olhos...
Parece que o memorando não chegou e esse monte de gente ainda rende à antiga America Online mais de US$ 140 milhões por trimestre.
Por Matheus Gonçalves
Se você possuía algum tipo de consciência num período entre 1996 e 2004, você acompanhou o processo de migração da Internet discada – que tinha gente chamando de Internet De Escada – para o modelo de banda larga.
Abandonamos aquele som maravilhos do dial-up e passamos a adotar os links dedicados RDIS, substituído posteriormente pelo tipo de conexão ADSL.
Não vou entrar aqui no detalhe de cada uma dessas siglas, senão daqui a pouco a gente tá falando de IPTU, IPVA, AD&D, WoW, CPF, SSN, PSDB, PMDB, PT, e nunca mais voltamos ao assunto principal.
Mas então… Onde a gente tava mesmo? Ah, sim… Internet de escada.
Acontece que a AOL, um dos mais famosos distribuidores de CD por SPAM provedores de Internet do mundo ainda possui cerca de 2,3 milhões de clientes que pagam mensalmente uma taxa para acessarem a rede mundial de computadores. Sim, essas pessoas ainda devem se referir assim à web.
É o que revela um relatório da empresa com os lucros e rendimentos do último período fiscal de 2014.
Segundo a publicação, essa gente toda ainda está trabalhando com um modelo de negócio que já morreu há mais de uma década, mas talvez nunca tenha recebido – ou lido – o memorando.
Se você é um investidor da companhia – eu espero que não seja – esse relatório não foi lá muito animador. Mas a cada trimestre a AOL divulga uma lista com os otários/desavisados seus clientes remanescentes da assinatura.
Estamos falando aqui de pagamentos que renderem à divisão de Internet da AOL US$ 143 milhões. Isso é mais do que todo o resto dos rendimentos dos outros departamentos da empresa. SOMADOS.
Fazendo as contas aqui, noves fora, cai o zero, vai um, dá uma média de US$ 20,86 por mês por um serviço que na melhor das hipóteses é redundante. Na pior da hipóteses, é picaretagem mesmo.
Tudo bem que esse número de clientes representa só um terço do que era em 2011. Vamos esperar que essa notícia chegue aos mais de dois milhões de clientes que ainda têm algum respeito pelo próprio dinheiro, né?
E pra finalizar, se você estiver numa vibe saudosista como eu, aperte o play:
2014, America Online, AOL, Avisa lá Gente!, CD, clientes, dial-up, Internet discada, picaretagem
Send this to friend