Geek,Tecnologia

Geek toca Smells Like Teen Spirit do Nirvana com Floppy Drives e discos rígidos

9 abr , 2015   Video


O vídeo acima foi criado por um geek que mora na França, conhecido apenas como Arganalth.

Ele construiu uma … maleta? Bom, uma máquina com unidades de disquete e discos rígidos com um único objetivo: fazer música.

Eu toco covers, música de anime, trilha de jogos de videogame, tudo com os floppy disks e os HDs, nessa maleta de viagens…” – diz ele.

Veja seu brinquedinho:

 

10830739_849028408491332_8094984359369266920_o
 

Confesso que eu fiquei curioso sobre como ele montou esse instrumento. Entrei em contato com Arganalth e assim que ele me responder, eu atualizo o post.
 
[UPDATE]

Como prometido, falei com o autor do instrumento, conversamos sobre eletrônica, música, toda essa geekeria que tanto gostamos e é o seguinte: ele começou a construir o primeiro modelo do instrumento em dezembro de 2012, mas era bem mais básico que o atual, com apenas 6 unidades de disquete. Em dezembro de 2013 ele montou o segundo, já com um HD. Ele finalmente chegou no modelo atual há um ano. Como as pessoas gostam de ver esse tipo de orquestra nerd funcionando, ele teve a ideia de colocar tudo numa maleta, pra fazer dele algo portátil.

“Eu já criei cerca de 100 músicas desde que comecei a trabalhar nisso, e mais um monte de tentativas que não ficaram tão bem depois do processamento” – disse ele. “Eu tento melhorar minhas habilidades a cada novo vídeo, é só dar uma olhada nas minhas publicações mais antigas que dá pra ver que hoje em dia as músicas soam muito melhores.” completou.

Perguntei a ele como é que ele faz pra “entrar” as músicas no sistema, ou como ele faz pra programar as músicas. Meu chute era que ele usava arquivos MIDI convertidos.

“Exatamente. Bom, funciona assim: a unidade de disquete e o disco rígido são capazes de criar notas musicais diferentes. Eu uso o floppy para as notas mais baixas e o HD para as notas mais claras e mais altas.
O programa que eu uso lê arquivos MIDI e envia instruções para um computador Arduino, responsável por definir a frequência das notas. Quem programou esse Arduino foi Sammy1am, a pessoa que me inspirou a fazer o meu próprio floppy rig.”

Pra quem não conhece, ele está falando de Sam, autor do tutorial abaixo:
 

 
Com esse aparato em mãos, o que Arganalth faz é editar os arquivos MIDI pra obter o som de cada uma das unidades de disquete ou disco rígido. Ele ainda faz umas melhorias no áudio pra tentar manter a melodia original, além de corrigir tons que de vez em quando se intercalam equivocadamente, e não são tocadas.

E aí? Pronto pra fazer o seu próprio instrumento musical como esse? Agora tá fácil! Os códigos fontes estão no GitHub.
 
BONUS STAGE…

Se você é fã de Nirvana, queria saber sua opinião sobre essa lista com as 102 músicas da banda, ordenadas da pior pra melhor. O que você pensa à respeito:

No Apologies: All 102 Nirvana Songs Ranked

E aí? O que me diz?
 
 
 


, , , , , , , , ,


Send this to friend