Curiosidades

Infográfico proporcional com os idiomas de nosso planeta

11 jun , 2015  


Esse infográfico sensacional, feito pelo artista Alberto Lucas López, mostra como 23 das línguas mães de países do mundo são distribuídas proporcionalmente ao redor do globo em relação ao número de indivídios que as falam. Dos 7.102 idiomas documentados hoje, somente 23 são a forma nativa de se comunicar de conjuntos com mais de 50 milhões de pessoas ou mais. E esses idiomas escolhidos são falados por um total de 4.1 BILHÕES de pessoas!

 

infografico_idiomas_parcial_toad.com.br

 

Na distribuição abaixo, podemos ver que o Inglês é o idioma mais aprendido dentro da distribuição de países, bem como o presente como primeira ou segunda língua no maior número de países. Correndo por fora, repare em como o Árabe está presente em uma cacetada de países:

 

idioma_aprendido_toad.com.br

paises_por_idioma_toad.com.br
 
Aqui um comparativo entre o Inglês e os dialetos do Chinês, o que é uma sacanagem dada a quantidade de chineses que existem no mundo, número que já passou dos 1.3 bilhões de pessoas.
 
1289578206503846248
 
Mas Toad, e a Língua Portuguesa?
 
Excelente pergunta, vamos dar um zoom no mapa aqui. O Português está presente em 12 países, incluindo Moçambique, uma pequena porção na parte de colonização portuguesa da Índia, França e claro, Portugal e Brasil, sendo esse último o país com o maior número de pessoas que falam a língua de Pedro Álvares Cabral.
 
Portuguese_zoom_toad.com.br
 
Para ver a imagem em alta resolução, clique aqui.

PS: esse infográfico não engloba o idioma falado pela maioria dos adolescentes na Internet por motivos de: ainda não deu tempo de descobrir como entender e/ou traduzir.

[via South China Morning Post e Alberto Lucas López]  
 


, , , , , , , , , , , ,


Send this to friend