Em 14 de abril, Grand Theft Auto V chega aos PC com uma série de…
Com o DeepDream, esse site russo misturou pares de fotos e a combinação de padrões ficou de explodir a cabeça!
Por Matheus Gonçalves
Um artista digital russo criou um site chamado Ostagram, no qual usuários podem combinar duas fotos aleatórias através do DeepDream, um software criado pelo Google que encontra e melhora padrões em imagens através de um processo conhecido como pareidolia algorítmica.
O codinome desse projeto era Inception e basta olhar as imagens que ele gera pra entender o motivo.
É mais ou menos o que faz o site Deep Dream – Online Generator, mas com duas imagens entre si, e com resultados que são verdadeiras peças de arte.
Veja que coisa mais maravilhosa:
Deixa eu fazer um questionamento aqui, que talvez seja um paradoxo novo: essas imagens, as originais, precisaram do toque humano para evidenciarem todo seu caráter artístico. São quadros, pinturas, fotografias, gravuras, feitas pelo ser humano. Logo, arte é um fator humano. Certo? Então…
Se combinarmos imagens geradas pelo DeepDream, à partir de qualquer aleatoriedade computacional, sem interferência humana, essa arte foi feita pelo computador. Logo, seria arte algo extensível a geradores autônomos?
O que é arte senão a expressão artística de algo que culmina em obras que nos despertam reações e sentimentos únicos? Se alguém usasse essa rede neural para gerar quadros lindíssimos, e esses quadros fossem expostos em galerias de arte, sem citar o autor, passariam como algo humano?
Seria arte computacional capaz de passar num eventual “Teste de Turing” artístico? Fica aí o questionamento.
Você encontra mais imagens como essas no Facebook do Ostagram.
arte, DeepDream, featured, Inception, Ostagram, padrões, Rússia
Send this to friend