Games

Qual a origem dos easter eggs nos videogames?

5 jun , 2016  


Um ato de rebeldia que mudou a história desta indústria para sempre

Por Matheus Gonçalves

Em 1979 a Atari lançava o clássico Adventure, que consistia de um personagem (que era um cubo, ou uma bola), que precisava atravessar fases e mais fases em um roteiro simples: achar um cálice mágico e devolver ao castelo dourado, combatendo dragões e outros inimigos.

E haja criatividade na cabeça da molecada pra poder identificar tudo isso, porque, né? Pois bem…
 
2367663-a2600_adventure
 
O game foi um sucesso de vendas, mas por baixo dos panos a Atari não era lá a melhor empresa do mundo. Nem para o mercado, muito menos para seus funcionários. Isso porque os jogos eram lançados sem que seus desenvolvedores ganhassem direitos autorais. Seus nomes sequer apareciam nos créditos dos jogos nessa época.

Adventure foi título desenvolvido pelo game designer Warren Robinett, um pioneiro em sua área. Seu trabalho em Adventure precisou de aproximadamente um ano entre design e programação, mas que conseguiu oferecer horas de entretenimento a despeito das limitações do Atari 2600.

Imaginando que seu nome jamais chegaria ao conhecimento do grande público, num impulso de rebeldia, o ainda menino Warren resolveu colocar seu nome, piscando, numa sala escondida do game.

O vídeo abaixo mostra como fazer pra chegar até esta sala (9:28):

 

 

Mais de 200 mil cópias do jogo já tinham sido vendidas quando o segredo foi descoberto. Um garoto de 15 anos encontrou a sala e mandou uma carta para a Atari explicando passo-a-passo como chegar até lá. E a empresa não podia punir Warren, já que eles não podiam remover seus direitos autorais, afinal eles não existiam, tampouco mandar o cara embora, porque ele já tinha pedido demissão.

 
Screen Shot 2016-06-05 at 3.02.05 PM
 

Surpreendentemente, o novo líder de desenvolvimento de games e efeitos visuais da Atari, Steve Wright, ADOROU a ideia.

“Isso é muito legal, poder esconder segredos pelos cenários, e os jogadores podem explorar e achar esses segredos, como ovos coloridos numa manhã de páscoa?

Ou, do inglês: easter eggs.

E desde então muitos desenvolvedores e produtoras resolveram colocar surpresas assim em suas obras. Sem querer, Warren mudava a história dos videogames para sempre.

Assista ao vídeo, no qual o próprio developer explica como isso aconteceu:

 

 


, , , , , , ,


Send this to friend