YouTube

Visitamos o museu mais Geek de Seattle: Living Computer Museum

1 out , 2018   Video


No vídeo de hoje vamos mostrar o Living Computer Museum, o museu mais geek de Seattle. Muita história da tecnologia, computadores de todos os tipos, além de muita nostalgia

Por Matheus Gonçalves

Living Computer Museum é um museu de informática e tecnologia localizado no bairro SoDo, (South Downtown) em Seattle, Washington, que oferece uma experiência única e prática com tecnologia de computadores dos anos 60 até o presente.

PARTICIPANTES:

Matheus Gonçalves (@toadgeek)
Renata Picoli (@renatapicoli)

Edição: Thiago Xavier (http://thxavier.com)


SOBRE O VÍDEO:

Começando como uma forma de preservar a história da Microsoft, hoje o museu conta com um acervo com mais de 200 mil peças, sendo 35 mil itens entre computadores, videogames e partes para reposição de computadores que vão de mainframes aos mais modernos desktops da Apple.

SOBRE O MUSEU:

O Living Computers: Museum + Labs, ou LCM+L, homenageia a história da computação. Ele contém nada menos que a maior coleção do mundo de supercomputadores, mainframes, minicomputadores e microcomputadores, totalmente restaurados e utilizáveis.

Além disso, o museu permite experiência direta com tecnologias contemporâneas, como realidade virtual, robótica, carros autônomos, inteligência artificial, the internet of things, big data, videogames e arte digital. Isso coloca a tecnologia de computadores de hoje no contexto de como ela está sendo usada para lidar com problemas do mundo real.

O lema do museu é:

“A maioria dos museus coloca um vidro na frente de suas coisas – nós colocamos uma cadeira” (“Most museums put glass in front of their stuff—we put a chair”)

Que significa que para entender a tecnologia de computação, você precisa experimentar essa tecnologia em primeira mão. E a melhor maneira de experimentar um computador é usá-lo.

HISTÓRIA

O LCM+L (originalmente conhecido como Living Computer Museum, e antes disso, PDPplanet.com) foi fundado pelo co-fundador da Microsoft, Paul Allen, em 9 de janeiro de 2006 e foi aberto ao público em 25 de outubro de 2012.

Em 18 de novembro de 2016, a instituição mudou seu nome para Living Computers: Museum + Labs (LCM+L). A ideia era refletir seus objetivos ampliados de despertar a curiosidade através de experiências de contato direto com tecnologias contemporâneas, bem como computadores antigos. O museu exibe computadores antigos que fornecem sessões interativas (através de sistemas operacionais time-sharing ou single-user interfaces). Isso dá aos usuários a chance de usar os computadores on-line ou pessoalmente no museu.

Através do PDPplanet os usuários puderam fazer telnet em dispositivos vintage e experimentar a computação timesharing no equipamento da Digital Equipment Corporation (DEC) e XKL. Usuários de todo o mundo agora podem solicitar um login através do site do LCM+L e fazer telnet em sistemas da XKL, DEC, IBM, Xerox Sigma, AT&T e CDC.


COLEÇÕES E EXPOSIÇÕES

A coleção do museu é composta por itens doados publicamente e pela coleção pessoal de Paul Allen. Subestima-se que haja em torno de 35 mil objetos catalogados. O andar principal (Level 1 – Modern Tech) permite que você se aproxime da tecnologia de computação atual, da robótica à realidade virtual e muito mais. A galeria possui laboratórios de educação para aprender novas habilidades (ou tirar o pó das antigas).

O mezanino do museu (Level 1.5 – Mezzanine) possui uma oficina de experiências com a the Internet of Thing e vários games disponíveis para jogar, separados por tipo de computador. Já no segundo andar (Level 2 – Vintage Collection) você pode explorar a história da computação de mainframes e minicomputadores para microcomputadores e PCs.

Os computadores em exibição incluem um supercomputador, sete mainframes, 10 minicomputadores e mais de três dúzias de microcomputadores.

Em abril de 2017, foi inaugurada uma exposição permanente intitulada “Da Garagem ao iMac: 1976-1999”. Em exibição está um Apple 1 operável com o qual os visitantes podem interagir, assim como os computadores Apple II, III, Lisa II, Macintosh e NeXT.

O museu também tem um espaço de exibição temporário com conteúdo rotativo como por exemplo: explorações de computação em jogos da Barbie, ou um mergulho profundo na evolução dos microchips. A que a gente viu chama-se “Totally 80s Rewind: The Exhibit”, que fica exposta até o dia 31 de dezembro de 2018.


Totally 80s Rewind: The Exhibit

Rebobine o tempo por um dia e entre na vida de um adolescente dos anos 80. Comece na Middleton High School, vá até a arcada do Bit Zone, e depois descanse no porão da família – tudo ambientado em uma experiência completamente imersiva. Viu um telefone público? Atenda a ligação ou ligue pra ele. Viu um computador interessante? Cheque os jogos. Encontrou uma fita cassette? Pressione play! Quanto mais você explorar – mais surpresas você encontrará.

Extras

Por fim, o LCM+L também abriga uma ampla gama de programas e eventos educacionais em salas de aula de última geração e espaços de laboratório.

Curiosidade: O LCM+L coleta materiais para apoiar a equipe de engenharia enquanto eles restauram e mantém os vários computadores da coleção. Afinal, a principal missão do museu é manter funcionando os sistemas computacionais de importância histórica.
Caso queira ajudar, o museu está coletando ativamente mais materiais para contar histórias melhores sobre a história do hardware, software e seus usuários. Você pode ver a lista de itens importantes que a coleção está procurando no link a seguir:

http://www.livingcomputers.org/Join/Contribute-Historical-Artifacts.aspx

LOCAIS:

Living Computers: Museum + Labs
2245 First Avenue South
Seattle, WA 98134

https://goo.gl/maps/GvdDAy7QN6P2

HORÁRIOS

Quarta-feira – domingo, das 10:00 AM às 5:00 PM
Segunda e Terça FECHADO

Horário estendido*: 10:00 AM às 8:00 PM
* Primeira quinta-feira de cada mês

FECHADO

Feriados: 4 de julho, Dia de Ação de Graças e Natal
2019: segunda-feira, 31/12/19 até terça-feira, 1/8/19

CONTEÚDO COMPLEMENTAR:

Site oficial:
https://livingcomputers.org/

VÍDEOS CITADOS

Realizamos um sonho! Vimos orcas selvagens! (San Juan Islands)

Fomos na Exposição da Marvel no #MoPop! Heróis, Música e SciFi!

TRILHA SONORA:

🎶 No copyright infringement intended.


, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Send this to friend