Geek

Criando um controlador MIDI de chimbal com um pedal de bumbo

28 mar , 2013  


Processo é bem simples e sensor pode ficar melhor que muitos modelos comerciais.

Por Matheus Gonçalves

Disclaimer: Sei que o assunto é meio técnico, mas envolve eletrônica e bateria, eu não tive como não postar isso.

Bom, o amigo de um geek identificado apenas como HWmayer comprou uma bateria eletrônica usada, e só depois viu que ela veio sem o pedal do chimbal.

Chimbal, chimbau, cymbals, címbalo, chipô, pratos de choque, contra-tempo, hi-hat… os nomes são muitos e eu não vou entrar na etimologia do termo nem defender qual a melhor forma de falar isso, basta saber do que é que eu estou falando. =)

 

midi-hi-hat-controller

 

HWmayer percebeu então que o circuito deste tipo de sensor é bem simples, com um potenciômetro ajustável e um cabo para ligá-lo à uma das portas IO da interface do módulo, e resolveu fazer ele mesmo o pedal para o amigo.

Ele montou um base feita de metal, presa a um pedal de bumbo sem uso, com uma peça de acrílico ao lado. Nesta peça, ele anexou o potenciômetro. que foi ligado a um conector 1/4 stereo. Isso facilita a conexão do pedal com o módulo da bateria, usando um cabo de áudio comum.

Com essa gambiarra solução técnica alternativa em mãos, ao pisar no pedal, ele altera o valor do potenciômetro, que envia o sinal para o módulo, simulando o abrir e fechar dos pratos.

O resultado ficou bacana, mas vai precisar de uma maior proteção do potenciômetro, que vai começar a apresentar problemas em breve, por conta da vibração da base.

 

20130321_232332

20130321_232517

20130321_232737

20130321_232717

 

E, bom, por que não tentar algo mais sofisticado ainda, usando o pacote HIDUINO? Fica a dica.

Você pode conferir os croquis e os desenhos dos circuitos no site do projeto.

(via Hack a Day)


, , , , , , , , , , , , , , ,


Send this to friend