Se houve uma empresa de tecnologia que mudou drasticamente nos últimos meses, esta empresa é…
Por que é que a Microsoft sempre lança um OS bom, e outro ruim, tornando isso quase que uma tradição?
Por Matheus Gonçalves
A Microsoft já está trabalhando na nova versão do Windows, tentando melhorar o tão comentado Windows 8. E para evoluir, parece que será preciso dar um passo atrás.
Segundo o site The Verge, a empresa entende que o Botão Iniciar precisa voltar ao sistema, que agora será chamado Windows 8.1.
No lançamento da versão 8, com todos aqueles painéis bonitos e sensíveis ao toque, os evangelistas da companhia afirmavam que a nova usabilidade seria melhor, que os usuários iriam se acostumar e que as vantagens eram grandes.
É, mas nem tudo são flores. E seja por falta de planejamento, pesquisa, testes de usabilidade, ou qualquer outra coisa, esta nova interface não foi bem aceita pelo mercado.
Existia sim um modo no Windows 8 para ativar uma interface mais simples, com algo semelhante ao Menu Iniciar, mas não era a mesma coisa.
Para se ter uma ideia, o Pokki for Windows (um Menu Iniciar para o Windows 8 feito por uma empresa terceira) contabiliza números que já passam dos 1.5 milhões de downloads.
Acredito que a nova interface vá ser mantida, mas agora o usuário vai passar a ter a oportunidade de escolher o que é melhor para si. E considero uma mancada da Microsoft só entender isso nesta altura do campeonato.
O que me faz pensar lembrar um pouco da trajetória do Windows em computadores pessoais (eu venho usando desde a versão 3).
Não sei se todos vocês já perceberam, mas parece que há uma espécie de maldição nos lançamentos deste Sistema Operacional. Veja:
Windows 3 – Terrível!
Windows 3.11 – Várias correções, ficou bacana e muito mais fácil instalar periféricos como o mouse e impressoras.
Windows 95 – Terrível! Drivers de Rede com defeito, video que travava, protocolos de internet perdidos.
Windows 98 – Bem bacana, várias correções, funcionava redondinho depois dos Service Packs.
Windows Me – Uma das piores coisas que eu já vi na vida!
Windows 2000 – Vieram juntos. Um dos melhores Sistemas Operacionais já feitos para ambientes corporativos, se tornou também uma ótima solução para computadores pessoais, substituindo o Millenium Edition. Ou o rollback para o Windows 98SE.
Windows XP – Muito bom, funcionava perfeitamente, bem prático na instalação e na usabilidade. Achei que essa seria a guinada da empresa em busca de software de qualidade. Achei que era o fim da maldição.
Fuéééénnn… Parece que era só a Bruxa de Blair de férias:
Windows Vista – Absurdamente pesado, lento, quadrado, com notificações chatas, travava sempre.
Windows Seven – O Windows Vista depois da lipo, com vários novos recursos, redondinho, fácil de usar, muito mais seguro e eficiente. Na minha opinião, a melhor versão do Windows já feita, na história.
Windows 8 – Nova interface que obrigou seus usuários (muitos já com uma certa idade) a reaprenderem a usar o sistema. Traz sim novos avanços de proteção do OS, mas com uma usabilidade estranha e focada mais em tablets que nos PCs.
Windows 8.1 – E agora? O que será que vem por aí?
Tudo indica que esta versão vá trazer boas melhorias, vá ficar mais rápido e flexível. E, para andar para a frente, vai olhar para o bom e velho Botão Iniciar.
É, Ballmer… Joga um banho de sal grosso nessa equipe de desenvolvedores, amigo…
PS: Para os trolls que não sacaram a brincadeira da ~maldição~, é só uma brincadeira, tá? Segurem as perucas, acalmem o marcapasso.
Ah não ser que você acredite nessas coisas de numerologia, monstro de espaguete ou homeopatia.
(via The Verge)
2000, 8.1, Botão Iniciar, bruxa, bug, download, História do Windows, histórico, Linux, macumba, Maldição, Menu Iniciar, OS, sal grosso, Seven, Sistema operacional, Start Button, Start Menu, versões, virus, Windows, Windows 8, XP
Send this to friend