Curiosidades,Tecnologia

A volta do Botão Iniciar e a Maldição do Windows

22 abr , 2013  


Por que é que a Microsoft sempre lança um OS bom, e outro ruim, tornando isso quase que uma tradição?

Por Matheus Gonçalves

A Microsoft já está trabalhando na nova versão do Windows, tentando melhorar o tão comentado Windows 8. E para evoluir, parece que será preciso dar um passo atrás.

Segundo o site The Verge, a empresa entende que o Botão Iniciar precisa voltar ao sistema, que agora será chamado Windows 8.1.

No lançamento da versão 8, com todos aqueles painéis bonitos e sensíveis ao toque, os evangelistas da companhia afirmavam que a nova usabilidade seria melhor, que os usuários iriam se acostumar e que as vantagens eram grandes.

 

windows-8-start-menu

 

É, mas nem tudo são flores. E seja por falta de planejamento, pesquisa, testes de usabilidade, ou qualquer outra coisa, esta nova interface não foi bem aceita pelo mercado.

Existia sim um modo no Windows 8 para ativar uma interface mais simples, com algo semelhante ao Menu Iniciar, mas não era a mesma coisa.

Para se ter uma ideia, o Pokki for Windows (um Menu Iniciar para o Windows 8 feito por uma empresa terceira) contabiliza números que já passam dos 1.5 milhões de downloads.

 

pokki

 

Acredito que a nova interface vá ser mantida, mas agora o usuário vai passar a ter a oportunidade de escolher o que é melhor para si. E considero uma mancada da Microsoft só entender isso nesta altura do campeonato.

O que me faz pensar lembrar um pouco da trajetória do Windows em computadores pessoais (eu venho usando desde a versão 3).

Não sei se todos vocês já perceberam, mas parece que há uma espécie de maldição nos lançamentos deste Sistema Operacional. Veja:

 

Windows 3 – Terrível!
Windows 3.11 – Várias correções, ficou bacana e muito mais fácil instalar periféricos como o mouse e impressoras.

 

Windows 95 – Terrível! Drivers de Rede com defeito, video que travava, protocolos de internet perdidos.
Windows 98 – Bem bacana, várias correções, funcionava redondinho depois dos Service Packs.

 

Windows Me – Uma das piores coisas que eu já vi na vida!
Windows 2000 – Vieram juntos. Um dos melhores Sistemas Operacionais já feitos para ambientes corporativos, se tornou também uma ótima solução para computadores pessoais, substituindo o Millenium Edition. Ou o rollback para o Windows 98SE.

 

Windows XP – Muito bom, funcionava perfeitamente, bem prático na instalação e na usabilidade. Achei que essa seria a guinada da empresa em busca de software de qualidade. Achei que era o fim da maldição.

 

Fuéééénnn… Parece que era só a Bruxa de Blair de férias:

Windows Vista – Absurdamente pesado, lento, quadrado, com notificações chatas, travava sempre.
Windows Seven – O Windows Vista depois da lipo, com vários novos recursos, redondinho, fácil de usar, muito mais seguro e eficiente. Na minha opinião, a melhor versão do Windows já feita, na história.

 

Windows 8 – Nova interface que obrigou seus usuários (muitos já com uma certa idade) a reaprenderem a usar o sistema. Traz sim novos avanços de proteção do OS, mas com uma usabilidade estranha e focada mais em tablets que nos PCs.

Windows 8.1 – E agora? O que será que vem por aí?

 

startApps

 

Tudo indica que esta versão vá trazer boas melhorias, vá ficar mais rápido e flexível. E, para andar para a frente, vai olhar para o bom e velho Botão Iniciar.

É, Ballmer… Joga um banho de sal grosso nessa equipe de desenvolvedores, amigo…

PS: Para os trolls que não sacaram a brincadeira da ~maldição~, é só uma brincadeira, tá? Segurem as perucas, acalmem o marcapasso.
Ah não ser que você acredite nessas coisas de numerologia, monstro de espaguete ou homeopatia.

 

(via The Verge)

 


, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Send this to friend