Fotografia,Tecnologia

Cientistas inventam câmera inspirada nos olhos dos insetos

1 Maio , 2013  


Modelo possui campo de profundidade quase que infinito e pode ser usado com fins militares.

Por Matheus Gonçalves

Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, se inspiraram na natureza e criaram um novo sistema de câmeras com um conceito muito interessante:

A nova tecnologia se baseia em uma ampla gama de lentes com focos minúsculos e detectores dispostos em formato côncavo assemelhando-se ao enorme sistema ocular bulboso de insetos como a formiga, abelha, libélula ou o louva-deus.

Fly_eye_camera_system

 

Os benefícios deste novo sistema incluem uma excepcional amplitude de visão, além de profundidade de campo descrita como “quase infinita” pelos cientistas.

O projeto está sendo chamado de “Design Composto usado por Artrópodes” por utilizar uma faixa de “olhos” menores, trabalhando em conjunto para criar uma imagem global otimizada.

A natureza desenvolveu e refinou estes conceitos no curso de bilhões de anos de evolução“, diz o pesquisador John A. Rogers, líder do estudo. “Campos de visão com 180 graus, sem deformações, só podem ser conseguidos com sensores de imagem que adotam layouts hemisféricos – O que é bem diferente dos modelos de chips CCD planos encontrados nas câmeras convencionais.” – completa Rogers.

Os pesquisadores passaram vários anos projetando os componentes que permitiram a construção de uma câmera assim, com bastante ênfase na flexibilidade das pequenas esferas: A eletrônica neste sistema têm propriedades semelhantes às de um elástico.

 

img10_large_verge_medium_landscape

 

Uma característica fundamental deste novo modelo de câmera é que ele incorpora micro lentes integradas e fotodetectores em superfícies curvas“, disse Jianliang Xiao, co-autor do estudo.

rogers.bug_.eye4_.300

 

Os cientistas não disseram nada sobre a aplicação prática da câmera, nem se ela será usada algum dia por fotógrafos profissionais ou amadores.

Mas o projeto foi co-financiado pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), então não seria surpresa nenhuma se esse revolucionário modelo de captura de imagens viesse a ser utilizado com fins militares.

 
[via BBC Science]  


, , , , , , , , , , , ,


Send this to friend