Fotografia,Tecnologia

Canon registra patentes de estabilização de imagem para seguir e fotografar estrelas

10 Maio , 2013  


Além disso, também existe um novo projeto de Pixel Shifting para fotos em alta resolução.

Por Matheus Gonçalves

Se você acha incríveis as câmeras que seguem objetos, eu te apresento as futuras câmeras digitais da Canon, que podem vir a ter um sistema de estabilização de imagem capaz de acompanhar estrelas.

 

starstablize

 

Ao menos é o que aponta a patente que a empresa registrou recentemente. Além disso, a companhia pode estar trabalhando em tecnologias para produzir fotografias com resoluções ainda mais altas, utilizando Pixel Shifting.

Ambas as patentes foram identificadas pelo site japonês Egami. A primeira é que a referencia a técnica de acompanhamento dos astros (e que os paparazzis não resolvam se animar com isso):

 

2013_77910_fig02-deaf4_zps1f7a429a

 

É bom citar que a Canon já vende câmeras DSLR especialmente feitas para astrofotografia, a Canon 60Da, e esta nova tecnologia seria algo complementar aos filtros especiais e sensores de redução de ruído que a própria 60da usa.

A publicação revela que o sistema pode ser capaz de automatizar o acompanhamento dos corpos celestes, usando dados da câmera, em nível eletrônico mesmo, com instruções do GPS e mapeamento do céu, calculando a velocidade e as direções que as estrelas estariam indo.

A segunda patente publicada descreve um sistema para fotografar em alta resolução, com exposição do sensor múltiplas vezes e combinando cada uma das capturas.

 

patent2

 

A tecnologia parece usar a técnica pixel shifting, por deslocar suavemente o sensor e/ou as lentes para captar mais informações da cena através destas múltiplas fotos combinadas. Isso resultaria em uma foto com muito mais qualidade e precisão que uma foto de alta resolução, mas feita com uma única exposição.

Não existem informações sobre quando é que estas novidades estarão disponíveis no mercado.
 


, , , , , , , , , , ,


Send this to friend