Geek,Tecnologia

Google Glass é hackeado durante a Google I/O para rodar o Ubuntu

17 Maio , 2013  


Pra brincar disso, a pessoa precisa conhecer bastante Linux e um pouco do universo Android, mas mostra possibilidades bem interessantes.

Por Matheus Gonçalves, publicado no Meio Bit

Uma das sessões que aconteceram ontem (16/05) na conferência Google I/O, apresentada pelos Engenheiros de Software Hyunyoung Song e P.Y. Laligand, mostrou como é possível ganhar acesso total ao hardware do Google Glass e virar ele do avesso.

 

20130517glasshacking01

 

Durante esta sessão, nomeada sugestivamente como “Violando a Garantia”, os profissionais demonstraram como instalar o Linux Ubuntu no aparelho.

O que você vê na imagem é um screenshot feito à partir de um notebook, rodando uma instância do terminal (na parte de cima da tela) e o que seria exibido pelo Google Glass, no centro (dentro de umScreencast Viewer). Podemos notar que eles optaram em usar o launcher padrão do Android no Ubuntu.

Ficou evidente que as lições técnicas são mais indicadas para quem já tem familiaridade com o sistema operacional do pinguim, seu console e conceitos de sincronia com acessórios externos.

 

20130517glasshacking03

 

Os passos envolvem instalações de APKs (dos menus, de configurações iniciais e bloco de notas) usando adb e conexão com teclado e trackpad por Bluetooth. Com isso, é possível desbloquear o bootloader e reprogramar o aparelho, ganhando acesso total às suas funções. A partir daí, instalar o Ubuntu requer o uso de apps como o Android Terminal Emulator e o Complete Linux Installer.

Claro que essa foi uma experiência para demonstrar a flexibilidade do Google Glass, não imagino ninguém saindo na rua usando um aparelho assim e acessando as funções convencionais do Ubuntu, mas a proposta é bem interessante.

Apesar do hacking ter sido oferecido por funcionários do Google, em um evento oficial, a empresa publicou um aviso dizendo que quem tentar fazer algo semelhante estará “adentrando um território desconhecido e sem suporte”. Mas que dá vontade de fuçar e reprogramar o gadget, isso dá.

 

20130517glasshacking08

 

E você? Que recurso ou sistema gostaria de ver funcionando no Google Glass?

 
[via Engadget.]  


, , , , , , ,


Send this to friend