Curiosidades,Science

Professor explica como funciona a gravidade no espaço com elastano e bolinhas de gude!

5 dez , 2013   Video


De uma foram super simples, você vai entender um dos conceitos de física que atuam em todos os objetos do universo.

Por Matheus Gonçalves

A relatividade geral, a teoria geométrica da gravidade desenvolvida por Albert Einstein no início de 1900, é considerada até hoje um dos pilares da física moderna. Junto com a mecânica quântica, seus conceitos são fundamentais para a nossa compreensão do universo.

No entanto, apesar de sua importância, a relatividade geral nem sempre recebe em sala de aula a atenção que ela merece. Talvez por preguiça de alguns alunos, talvez pela metodologia adotada pelos docentes. Convenhamos, não estamos falando de soma e subtração aqui.

 

gravity-explained

 

Para aqueles que se enchiam de brotoejas só de olharem para um quadro negro nas aulas de física (eu, inclusive), eu lhes apresento Dan Burns, um professor desta disciplina, que leciona na Los Gatos High School, Califórnia.

Burns (que não é o Senhor Burns) sabia da existência desta aversão por parte da maioria dos alunos. Isso foi o combustível que Burns (entendeu? Combustível? Burns… tá, desculpa…) precisava para criar uma demonstração engenhosa, com o intuito de ajudar os alunos a compreenderem estes conceitos, que são notoriamente complicados.

Como podemos ver no vídeo acima (já até um pouco antigo, mas típico casoOld, but gold“), Burns conseguiu o que queria! Simples, rápido, visual, inodoro e indolor. Uma verdadeira aula!

Podemos aprender visualmente tudo isso. Vemos um tecido de lycra esticado, pois a matéria “curva” o espaço. Adicionam-se então alguns pesos e uma porção de bolinhas de gude. Quando colocadas em movimento na lycra, as bolinhas menores orbitam ao redor dos objetos maiores, que puxam a malha para baixo.

As bolinhas continuam fazendo seu movimento, acelerando quando mais próximas do objeto maior (o peso), depois se afastando, fazendo a volta em seguida e retomando a direção do objeto. Até que eles se encontram.

Demais né? Tive ótimos professores de Física na faculdade (outros nem tanto), mas nenhum deles conseguiu mostrar um conceito tão complicado de uma maneira tão prática. Palmas efusivas.
 
[via Geekologie]  


, , , , , , , , , , ,


Send this to friend