Donkeyception: O jogo do bigodudo maluco, do gorila e barris, em um barril. Agora falta…
Lista com detalhes da evolução do design, material e estilo das máquinas de fliperama durante o decorrer dos anos.
Por Matheus Gonçalves
Como um cara de quase 32 anos, acabei acompanhando pessoalmente a evolução de várias máquinas de fliperama. São anos e anos gastando fichas nos “flipers” das cidades. Ainda assim, as máquinas mais clássicas eu já conheci velhas.
Convenhamos, arcade não é lá a plataforma de videogame mais jovem do mundo. Algumas literaturas nos explicam que desde a década de 20 já era possível encontrar equipamentos mecânicos e elétricos feitos com puro intuito de entretenimento.
Mas só depois de 1960 que fliperamas, arcades e máquinas passaram a existir como as conhecemos hoje.
Confira abaixo diagramas de gabinetes icônicos de clássicos como o Donkey Kong, Pong, Space Invaders, Robotron, Pac-Man e máquinas Neo-Geo da SNK, fielmente descritos num estilo de manual de campo (clique para zoom):
Como vimos, são explicações com o contorno de cada gabinete, anotações sobre as especificações e características principais. Um sonho para todo entusiasta de arcade, seja para montar de fato uma máquina para si, seja para pendurar na parede.
Aliás, eles estão à venda na loja virtual da Komboh, em uma variedade de tamanhos, com preços que variam entre US$ 20 e US$ 60. E pela simulação que eu fiz, parece que o site tem frete para o Brasil 🙂
[via The Verge]
arcade, DIY, Donkey Kong, fliperama, frame, gamer, geek, manual, máquina, montar, Neo Geo, nerd, pac man, pacman, parede, presente, quadro, SNK
Send this to friend