Games,Geek

Um guia de campo para projetos de arcades e fliperamas clássicos

21 dez , 2013  


Lista com detalhes da evolução do design, material e estilo das máquinas de fliperama durante o decorrer dos anos.

Por Matheus Gonçalves

Como um cara de quase 32 anos, acabei acompanhando pessoalmente a evolução de várias máquinas de fliperama. São anos e anos gastando fichas nos “flipers” das cidades. Ainda assim, as máquinas mais clássicas eu já conheci velhas.

field_id_guide_large_verge_super_wide

Convenhamos, arcade não é lá a plataforma de videogame mais jovem do mundo. Algumas literaturas nos explicam que desde a década de 20 já era possível encontrar equipamentos mecânicos e elétricos feitos com puro intuito de entretenimento.

Mas só depois de 1960 que fliperamas, arcades e máquinas passaram a existir como as conhecemos hoje.

Confira abaixo diagramas de gabinetes icônicos de clássicos como o Donkey Kong, Pong, Space Invaders, Robotron, Pac-Man e máquinas Neo-Geo da SNK, fielmente descritos num estilo de manual de campo (clique para zoom):

pong_sv_1020_verge_super_wide

donk_robo_1020_verge_super_wide

pac_vss_1020_verge_super_wide

mvs_vewlix_1020_verge_super_wide

Como vimos, são explicações com o contorno de cada gabinete, anotações sobre as especificações e características principais. Um sonho para todo entusiasta de arcade, seja para montar de fato uma máquina para si, seja para pendurar na parede.

Aliás, eles estão à venda na loja virtual da Komboh, em uma variedade de tamanhos, com preços que variam entre US$ 20 e US$ 60. E pela simulação que eu fiz, parece que o site tem frete para o Brasil 🙂

[via The Verge]

 


, , , , , , , , , , , , , , , , ,


Send this to friend