Curiosidades,Internet

A instituição do NÃO prévio como ferramenta da nossa própria insegurança

15 jan , 2014   Video


Já ouviu falar que o NÃO a gente já tem? Então, livre-se dele. Ao menos, aumente suas chances.

Por Matheus Gonçalves

Esse vai ser mais um dos raros textos que eu deixo de falar de algo especificamente geek ou nerd ou whatever, pra falar de algo mais pessoal, mas é necessário.

Isso porque hoje mesmo eu vi no Facebook o vídeo abaixo. Assista, para se contextualizar:

Pois é. Meu primeiro comentário para o vídeo foi: “Povo, tá na hora de expressar seus sentimentos, dê uma chance pra vida, caramba!!“. Imediatamente, um amigão meu respondeu:

“De repente é só medo de ser rejeitado… #truestory”

Muito provavelmente seja isso. Eu já passei por isso, ele já passou por isso, muitos passaram por isso e você provavelmente também já passou por isso. Ser rejeitado é uma das coisas que mais causam fobia nas pessoas em geral.

insecurity

Pode ser que alguns de vocês estudem psicologia e tenham alguma opinião mais embasada sobre o assunto, com estudos científicos e teorias que expliquem isso a fundo, mas vou dar o meu ponto de vista.

Temos pavor de receber um NÃO, certo?

Só de imaginar que uma declaração sua, um movimento de avanço, pode ser respondido com um NÃO, com uma negativa, já é o suficiente para nos paralisar, não é?

Posso estar chovendo no molhado para algumas pessoas, mas preciso aqui lembrar outras de algo muito importante.

Nós já temos o NÃO.

Sim senhor e senhora. O NÃO é uma instituição que está agarrada ao nosso pescoço, mesmo antes da gente tentar fazer alguma coisa.

Sabe por quê? Porque antes de tentar, não temos o que queremos. Antes de dar um movimento em direção ao que almejamos, não o conquistamos ainda. Portanto, temos o NÃO.

Estou falando aqui de algo que pode ir desde pedir o telefone daquela ou daquele menino ou menina, mas pode ser também se convencer que tal curso vai dar certo, que buscar um contato profissional pode vingar alguma coisa, que conversar com dada pessoa pode sim te render bons frutos.

Muitos de nós nos convencemos imediatamente com esta instituição da falha, do NÃO prévio, e isso funciona apenas como algemas na nossa vida. Como amarras.

Há vezes, inclusive, que a gente fala NÃO pra si mesmo.
Ah, não vou tentar aprender guitarra, nem vou ter tempo de tocar, não vai dar certo…
ou
Meh… não vou tentar fazer uma faculdade, não vou ser capaz…
ou
Ah, cara… não vou buscar um estágio, ninguém vai querer me contratar…

Alguns ainda podem dizer: “Ah, mas depois que eu for falar com aquela garota, ela vai passar a me desprezar…” – Se ela de fato fizer isso, você realmente acha que essa é uma pessoa com a qual valha ter contato? Alguém que te trata mal, simplesmente porque você foi sincero e disse o que sentia?

Claro, não vai chegar pra pessoa e falar: “Oi, então… eu sinto que quero fazer um sexo selvagem agora com você >=) ” logo de cara. O resultado pode não ser dos melhores. Ou pode, vai saber hahaahhahaha Mas em geral, seja mais educado, seja sincero, ponderado.

 
kid-handcuffed-74900493261_xlarge

Mas imaginando que este medo do NÃO seja algo que vá te fazer mal (pode ser que faça, realmente é dolorido), mas qual é o benefício de manter um sentimento não recíproco por mais tempo? Seja sincero, o que é mais nocivo pra você, meu amigo?

Palavra de quem já passou pelos dois lados (tanto tomar uma bota, quanto se surpreender com um SIM inesperado), vale a pena tentar, cara.

E aqui, novamente, isso vale também para outras coisas que não apenas relacionamentos. Uma parceria com um amigo, uma promoção, um convite para um sorvete, uma proposta de emprego, uma proposta de ideia, qualquer coisa. Não tenha medo do NÃO.

Lembre-se, você já tem o NÃO, ele já está grudado em você.

Tentar pode ser o primeiro passo para conseguir o SIM. Muitas vezes, essa é sua única chance de se conseguir uma resposta positiva. Enquanto você não tenta, você é responsável integralmente pelo NÃO que você carrega.

Deixar de tentar, de agir, é abraçar esse NÃO que tanto tememos! No fim das contas, o que você prefere? Seja sincero!

Esteja ciente dos riscos, mas também dos benefícios!

A maioria das vezes vai rolar um não? Talvez. Mas isso vai te impedir de conseguir um SIM, por insegurança? Nem ferrando! Nós precisamos desenvolver uma auto-confiança, um sistema de defesa, no qual possamos perceber que o NÃO é apenas uma etapa. O NÃO já existe. Trata-se de uma instituição inventada por nós mesmos, que nos afronta, que nos impede de agir.

Sim, verdade, não é fácil. E demanda uma grande coragem inicial, mas tem vezes que tudo o que é necessário é um movimento inicial. Vencer essa insegurança e agir de uma forma um pouco mais objetiva pode ser a saída que você tanto precisa. Em alguns casos, serve até pra ver que não temos tantos motivos assim pra sermos inseguros.

Portanto, chegou a hora! É momento de expressar seus sentimentos, de tentar. Dê uma chance pra vida te surpreender! Não se contente com o NÃO antes mesmo de dar uma chance ao SIM. Vale a pena!
 
m
 

O tempo é agora. E lembre-se: o importante não é quanto tempo você gasta da sua vida, mas quanta vida você põe neste tempo.

Forte abraço!
 


, , , , , , , , , , , , , , , ,


Send this to friend