Geek,Science

Veja os 135 lançamentos de ônibus espaciais da NASA entre 1981 e 2011

12 ago , 2014   Video


Este post é pra favoritar e deixar para futuras referências.

Por Matheus Gonçalves

Os Space Shuttle, ou ônibus espaciais da NASA foram os primeiros veículos reutilizáveis já colocados em serviço regular pela agência, e ao todo já transportaram centenas de homens e mulheres para o espaço, para realizar pesquisas, construir a Estação Espacial Internacional e até mesmo para montar e fazer reparos no telescópio Hubble.

Seus nomes? COLUMBIA, CHALLENGER, DISCOVERY, ATLANTIS e ENDEAVOUR!

Segundo a timeline oficial, a Columbia – Space Transportation System (STS) 1, comandada por John W. Young e pilotada por Robert L. Crippen, data de 1981! Exatamente isso!

Aliás, seu primeiro lançamento pode parecer estranho devido à falta do tanque de combustível laranja, que ganhou reconhecimento mundial nos lançamentos seguintes.

Os propulsores sólidos de combustível, combinados com os principais motores orbitais (com combustível daquele grande tanque externo) foram utilizados pra mandar as Space Shuttles para o espaço.

O vídeo acima é dividido em quatro partes, seguindo desde o lançamento até a separação dos foguetes externos.

Dos 135 lançamentos deste vídeo, 134 deram certo. Como sabemos, a Challenger (STS-51L, de 1986) sofreu um desastre, que pode ser visto nos 17 minutos. Ela se desintegrou em 73 segundos depois da decolagem, quando anéis de vedação que selavam um conjunto de um dos foguetes falhou, causando um vazamento de combustível.

Já a Columbia de 2003 teve uma falha na reentrada, por isso não está no vídeo.

Como dica final, vale a pena ver a visita que o Jovem Nerd fez ao Kennedy Space Center, que ficou sensacional (adiante para 15:14):

 

 

Fonte: YouTube.

 


, , , , , , , , , ,


Send this to friend