Science

Vamos falar sobre popularização da Ciência?

23 fev , 2015  


 

 

Levanto questionamentos aqui que podem nos ajudar a achar um Norte para a divulgação científica com grande alcance popular. Ideias?

Por Matheus Gonçalves

Se você não assistiu o vídeo acima, do Pirulla, assista e depois vamos debater alguns pontos aqui embaixo. A ideia é tentar chegar numa estratégia de divulgação popular de ciência.

Como ele bem disse no vídeo, existem excelentes projetos no Brasil e em outros países que têm como objetivo a divulgação do pensamento científico.

Além do SciCast, que ajudei a fazer nascer e tem crescido bastante, temos o Nerdologia do Átila Iamarino e Jovem Nerd, o Rainha Vermelha, o próprio Canal do Pirulla, o Ceticismo Aberto, e-Farsas, Ciência Todo Dia, Dragões de Garagem, Sociedade Racionalista, entre tantos outros.

 

Sci800

 

Acontece que, como pudemos perceber, esse tipo de conteúdo, veja só, chega apenas a quem procura esse tipo de conteúdo, em vez de chegar ao máximo número de pessoas possível.

Número esse que deveria incluir cidadãos que eventualmente vão se tornar gestores, políticos, ou qualquer outro cargo no qual ele vá decidir ou interferir diretamente ou indiretamente na vida de outras pessoas.

Precisamos falar sobre ciência, mas também precisamos aumentar o engajamento científico das pessoas em geral.

Segundo algumas pesquisas, falar sobre MÉTODO CIENTÍFICO parece ser mais efetivo que apenas falar de ciência:
 

 

Por isso, queria propor aqui alguns questionamentos importantes:

  • Como fazer da ciência algo atraente até para quem não quer ouvir falar de ciência?
  • Como apresentar o método científico de forma atraente até para quem não quer ouvir falar de ciência?
  • Como conscientizar as pessoas de que elas precisam desenvolver o pensamento científico?
  • Como conscientizar as pessoas de que criar o compartilhar boatos/hoax é algo prejudicial à todos nós?
  • Como mostrar às pessoas de que elas precisam mudar sua postura em relação às informações que elas consomem?

O campo de comentários está aberto aqui embaixo para que a gente discuta. Não tenho opinião formada sobre a eficácia através da rede, mas se quiserem usar o Twitter e o Facebook para opinar, sugiram alguma hashtag curta sobre o tema.

Se preferirem, usemos algum forum ou qualquer outra ferramenta na qual possamos organizar nossas ideias. Sugestões são mais que bem vindas.

 
 
 


, , , , , , , , , , ,


Send this to friend