Games,Geek

SnarfQuest Tales – um indie game com raízes em Dungeons and Dragons

5 jun , 2015  


No fim de semana passado estivemos na MomoCon 2015. Se você não assistiu o vídeo que fizemos lá, basta clicar na imagem abaixo:

 


CapaVideo636

 

Bom, durante o evento, vários desenvolvedores independentes puderam apresentar suas obras para o público. Um dos estandes tinha o seguinte banner exposto:

 
steam_boxart_v3
 

Parei e pensei: “de onde é que eu conheço isso?” E claro, lembrei disso:

 
BASIC_RE
 

Se você não reconhece a imagem acima, favor se retirar do estabelecimento… mentira provavelmente você nunca jogou RPG. Ao menos, não Dungeons and Dragons. Trata-se de uma das ilustrações mais icônicas dos sets BECMI (Basic, Expert, Companion, Master, Immortal) do jogo, sendo essa imagem do box Basic, feita por Larry Elmore por volta de 1983.

 
BCEMI_toad
 

E Larry Elmore é o autor da obra SnarfQuest, um livro que na verdade é uma coletânea da aventura completa de Quest for the Crown, publicada na revista Dragon magazine, com algumas obras exclusivas. [percebe a viagem no tempo que a gente tá fazendo aqui, né?]

 
elmore_m018bl
 

Maravilha. Agora que conhecemos um pouco do background das ilustrações, você deve entender que eu fiquei muito curioso acerca do jogo e fui lá conversar com o pessoal que estava no estande. Conversei com James Simpson, um cara ligado no 220V e que conseguiu em poucos minutos me deixar pilhado para testar o jogo.

Em poucos dias a Cellbloc Studios, empresa de 5 pessoas com sede em Atlanta, conseguiu criar a arte, a música e a primeira fase deste jogo independente. No título, você é Snarf, uma espécie de [insira aqui a raça que você acha que ele é] indo corajosamente onde nenhum outro Snarf jamais esteve. Ele usa toda sua natureza astuta e oportunista para procurar fama, fortuna, aventura, mulheres, iates e viagens a Paris.

“Afinal, por que lutar contra um dragão quando você pode simplesmente enganá-lo?”

SnarfQuest Tales é um jogo de aventura no estilo point-and-click, inspirado em clássicos como a série Quest, Myst, e The Secret of Monkey Island. Será o primeiro jogo digital a apresentar Snarf, o adorável aventureiro de Larry Elmore, que também já apareceu nas histórias em quadrinhos, RPG, e jogo de mesa. O game também irá incluir companheiros fiéis de Snarf, como a bela Telerie Windyarm, Aveeare, e Willie.

Segundo os autores, a meta é desenvolver pelo menos 10 fases, minigames em quests paralelas e inserir conceitos de lutas com espada, bruxaria e um pouco de ficção científica.

“Nós vamos lançar uma campanha no Kickstarter em 30 de julho, na Gencon em Indianápolis, que vai culminar em 7 de setembro deste ano, aqui na DragonCon, em Atlanta. O objetivo principal é conseguir pelo menos US$ 30 mil, para cobrir os custos de produção, e nós estamos mirando todas as plataformas.” – disse James.

Veja algumas imagens:

 
screen_williesneak

screen_willierelax

screen_bridge

screen_closet

screen_dungeon

screen_swordinthestone

 

Você testou o jogo, Toad?

Sim, eu testei a versão alpha, para Mac. Tem para Windows, Android, iOS, Xbox One, PS4 e, claro Wii U. Dei a sugestão para que eles lancem também para o Nintendo 3DS, já que pro Wii U tá na mão. E é um jogo point and click! O portátil da Nintendo é a plataforma ideal.

 
unnamed
 

Mas falando do jogo, ele tem boas animações, ótima trilha e efeitos sonoros, alguns easter eggs bem engraçados e uma jogabilidade regular. Como era de se esperar, existem alguns pequenos bugs:

 
Screen Shot 2015-06-04 at 9.51.11 PM
 

Outro ponto que pode ser foco de algumas críticas é a personagem Lydia que, ao contrário do que acontece em Skyrim, não é uma forte guerreira capaz de arrancar cabeças e estripar quem ouse se colocar em seu caminho. Em SnarfQuest, Lydia é apenas uma mulher, colocada ali para lavar panos sujos e mostrar seus dotes, digamos, sensuais:

 
Screen Shot 2015-06-04 at 10.01.00 PM

Screen Shot 2015-06-04 at 10.03.54 PM

Screen Shot 2015-06-04 at 10.01.13 PM
 

Quando perguntei a James se eles pretendem dar outras funções à personagem, ele me disse que na verdade ela, e alguns guardas, são modelos que eles já tinham prontos para outro jogo, e que serão removidos na versão financiada pelo Kickstarter.

O foco agora também é em dar aos fãs uma campanha single-player decente, com puzzles e enigmas de diversos níveis de dificuldade, para e com a ajuda dos fãs da obra.

“Nós queremos trazer de volta os tempos dourados da Dragon Magazine, quando a gente não podia sequer esperar pra ler a próxima edição das Aventuras de Snarf.” – afirmou.

A previsão é que o jogo esteja pronto ainda este ano, e você pode baixar o demo através deste link: snarfquesttales.com
 

 
PS: se você é game developer, já leu o nome James Simpson e não lembra de onde, ele é o Doctor Unity, famoso em fóruns da área, com códigos que já foram adotados até pela própria Unity Technologies, como sistemas de movimentação de câmeras.

 
 


, , , , , , , ,


Send this to friend