Curiosidades,Games

Happy Birthday, Nintendinho: 30 anos do NES nos EUA

19 out , 2015  


Há exatos 30 anos o console da Nintendo chegava ao mercado dos Estados Unidos mudando completamente o cenário do mundo dos games

Por Matheus Gonçalves

A certidão de nascimento dessa criança comprova: no dia 18 de outubro de 1985 o Nintendinho chegava ao mercado dos EUA, fazendo a alegria das crianças dos anos 80. Eu tinha pouco mais de 3 anos de idade e sequer fazia ideia do que isso significava, claro.

 

9sfc-800

 

Apesar do estrondoso sucesso que o video game faz depois de um tempo, ele chegou em lotes bem pequenos, em algumas lojas de New York. Existia um medo muito grande de fracasso. Sim, fracasso. O mercado de games em 1985 estava extremamente abalado. Gigantes desse mercado até então, como Atari, Mattel e Coleco, que tiveram uma ascenção meteórica, estavam tendo uma queda com a mesma velocidade.

Por esse motivo, as lojas não queriam dar ouvidos à uma pequena startup americana, filial de uma empresa japonesa, chamada Nintendo of America. “Videogames são coisas do passado, estão mortos“, diziam os mais decepcionados.

Mas, estamos falando aqui da Nintendo, amigos. E ele já vinha se popularizando MUITO no Japão, onde foi lançado em 15 de julho de 1983 e não seria diferente na terra do tio Sam. O console chegou com 17 jogos, incluindo nada menos que Mario Bros, Hogan’s Alley e Stack Up. Logo em seguida vieram clássicos como The Legend of Zelda, Metal Gear, Tetris, Final Fantasy, Mike Tyson’s Punch-Out!!, Metroid, Mega Man, Super Mario 3 e tantos outros, que ajudaram a estabelecer essa indústria que vem evoluindo MUITO desde então.

A título de curiosidade, o NES chegou ao Brasil somente 10 anos depois do lançamento no Japão. 1993 abriu as portas para o Nintendinho verde e amarelo, já brigando com vários clones que eram vendidos no Brasil, como o Top Game VG-8000, Dynacom, Phantom System e o BIT System.

Para os mais geeks, essa aqui era a configuração técnica do equipamento da Nintendo:

 
nes_tech01

nes_tech
 

>>_Leia mais sobre a Nintendo

[via Wired e Engadget]

, , , , , , , , , , , , ,


  • Bruno Bastos

    Foi meu primeiro vídeo game. Meus avós trouxeram dos EUA para mim em 1991.
    Veio com aquele cartucho 2 jogos em 1. Super Mario e Duck Hunt. 2 controles e 1 pistola (epa!).
    Só funcionava em preto e branco na TV. Meu pai teve que levar em uma assistência para deixar colorido.
    Lembro do meu tio alugar vários jogos pra mim. Como não existia o NES no Brasil ele alugava do Phantom System (obrigado, reserva de mercado!).

    Nostalgia pura!

  • Rogerio Araujo Sidrim

    Cara até fiquei nostalgico, parabéns a Nintendo por ter revolucionado o mundo dos games. Passei horas e horas ( se não falar meses rsrsrs ) com meu Super Mario 3 e Tartaruga Ninja. Me arrependo de ter vendido.

    • É, esses são jogos pra manter na coleção. Eu preciso comprar um NES antigo, mas agora tá num hype tão grande! Antes dava pra comprar por US$ 30… agora pessoal não pede menos de US$ 70. Fora os jogos.

Send this to friend