Curiosidades,Tecnologia

Águia sem bico ganha prótese feita com impressora 3D

21 mar , 2013   Video


Ave de rapina ferida gravemente recebeu um bico biônico graças às evoluções da tecnologia.

Por Matheus Gonçalves

Por volta de 2005, uma linda águia-de-cabeça-branca, do Alasca, foi baleada por um caçador, perdendo parte do bico em um ferimento capaz de impedir que ela se alimentasse.

Segundo o site grist.org, a ave foi resgatada por voluntários de uma organização sem fins lucrativos chamada Birds of Prey Northwest, e estava muito fraca e com muita fome.

Ela recebeu tratamento, alimentação por tubos e pinças, mas era evidente que o bico não voltaria a crescer. E, por isso, era possível que ela fosse sacrificada.

Crédito: Birds of Prey Northwest

Crédito: Birds of Prey Northwest

Foi então que Jane Fink Cantwell, uma especialista em aves de rapina (meio maluca, que se veste como Indiana Jones), se recusou a aceitar a morte da águia. Ela entrou em contato com o engenheiro mecânico Nate Calvin do “Grupo de Engenharia de Kinetic“, e junto com outros cientistas, engenheiros, e até um dentista, eles projetaram uma prótese de polímero de nylon que poderia perfeitamente substituir o bico do pássaro.

Calvin desenvolveu o novo bico usando um programa de modelagem 3D e usou uma impressora 3D para trazer o modelo ao mundo real. Foi necessária uma pequena cirurgia para anexar a prótese à águia, mas agora ela, apesar de não poder voltar à vida selvagem, é capaz de comer, beber e realizar outras tarefas normais de um animal como esse.

7906938184_081eb7783f

7906598382_46f8b8abd2

Esse caso pode ser o primeiro passo para a criação de projetos semelhantes, no cuidado de animais.

Por que a tecnologia pode SIM fazer bem para a natureza. Esperança na humanidade restaurada.


, , , , , , , , , ,


Send this to friend