Curiosidades,Tecnologia

Implante permite monitorar o sangue com seu smartphone

25 mar , 2013  


Sensor usa Bluetooth e pode prever o risco de um ataque cardíaco

Por Matheus Gonçalves

Smartphones são ferramentas extremamente úteis. Ao menos nas mãos de quem quer usá-las em todo seu potencial. Para criar alarmes, utilizar como sensores, centrais de controle de uma casa inteligente, cérebro de câmeras fotográficas, e tantas outras funcionalidades. Afinal, ele é um computador, e dos mais versáteis.

Certo, e por que não usá-los para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas?

Pois é. Foi pensando nisso que cientistas da EPFL – Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça, inventaram o menor implante médico do mundo.

implantable-sensor-640x353

O pequeno dispositivo tem apenas 14mm de comprimento e é capaz de medir diversas características do sangue, como os níveis de proteína, glicose, lactato e ATP, tanto em descanso quanto em atividade.

Tá, mas onde é que entra o celular nessa história? Então, o implante usa a tecnologia Bluetooth para transmitir os dados do sensor, e isso vai direto para, olha só, seu smartphone, com o qual você pode acompanhar de perto as atividades do seu sangue, ver relatórios, conferir variações e outras funções médicas.

Fazer esse tipo de acompanhamento garante acesso a diversas informações e aspectos de sua saúde, como, por exemplo, a possibilidade de um ataque cardíaco. Isso porque o coração despeja no sangue doses de um complexo de proteínas chamado Troponina antes de um evento assim.

Sabendo disso, a pessoa vai mais rápido para o hospital, podendo aumentar de forma significante as chances de sobrevivência.

E olha que legal: a bateria do implante é externa e provem 100 mW (miliwatt) de potência, usando carga indutiva através da pele! Sim, sua pele leva a eletricidade para o implante! E se a bateria precisar ser trocada, não há a necessidade de cirurgia. =)

A EPFL afirma que o produto estará disponível no mercado em até 4 anos.

Abaixo você confere um vídeo, em inglês, que explica melhor como o dispositivo funciona:

 

 

(via Extreme Tech)


, , , , , , , , , , , , ,


Send this to friend