Tecnologia

Novas patentes da Apple apontam produtos iguais aos dos concorrentes, só que diferentes

4 abr , 2013  


Projetos mostram um Macbook com tela removível, que vira uma espécie de tablet, e sistema de navegação dentro de prédios, como no Street View. Mas calma…

Por Matheus Gonçalves

O site Apple Insider publicou hoje algumas patentes registradas pela Apple que indicam o desenvolvimento de produtos parecidos com os que já existem no mercado. A investida pode ser uma tentativa de criar uma concorrência direta com outras gigantes do mundo tech, e eu não estou falando do usual iOS vs Android.

Tratam-se de cópias versões diferentes de produtos como um sistema de navegação por dentro de prédios, a exemplo do Google Street View, e de um novo design do Macbook, com tela sensível ao toque que pode ser removida da base do teclado, da mesma forma que acontece com alguns Tablets da Microsoft, Samsung e Motorola.

 

macbook-convertible

 

Este novo conceito do Macbook é familiar, mas com diferenças sutis: o processamento continua sendo feito na base, e não junto à tela, como acontece com os tablets das concorrentes. A comunicação entre as duas partes é feita por Wi-Fi, Bluetooth e outros protocolos proprietários da Apple.

Ou seja, o poder computacional da GPU e CPU do Macbook continua sendo o mesmo. O que é excelente, isso é inegável. Todavia, a tela não funciona como um tablet por si só, você precisa levar a base com o teclado para onde você for. Um ponto interessante é que esta patente já inclui um sistema de carregamento da bateria do visor através de indução, sem fios.

Resumindo, é muito mais uma ferramenta para permitir interações com pessoas ao redor, que um tablet propriamente dito.

A patente do sistema de navegação pode indicar quais são as novas intenções da Apple em relação ao seu aplicativo Maps. A ideia é sim a mesma do Google Street View, mas utilizando os sensores de movimentos dos gadgets para mover a imagem. Em outras palavras, você pode acessar virtualmente um determinado ponto geográfico, como um shopping center por exemplo, e ao mover o tablet/smartphone para os lados, a imagem iria mostrando as lojas que estão “ao seu redor”, e não apenas uma imagem estática.

 

street-view-apple

 

13.04.04-Pano-2

 

Isso daria a perspectiva de alguém que de fato estaria caminhando por aquele local.

Temos alguns pontos a serem destacados em relação à esses dois registros: O processo desta patente foi iniciado em setembro de 2011, mas ela só foi aprovada agora. Se a Apple de fato pretende produzir algo real com esses desenhos, não sabemos. Mas isso por si só já impede que seus concorrentes desenvolvam algo igual.

O Google pode facilmente desenvolver uma movimentação de mapa baseada nos acelerômetros dos gadgets, por exemplo. Todavia, por mais que isso seja bem factível, esta atitude poderia desencadear mais uma briga judicial por parte da Apple.

No mais, fica evidente – como eu sempre digo – que as evoluções tecnológicas atuais, por mais que sejam diferentes, tendem a convergir. E essa concorrência é muito boa para nós, consumidores.

(via Apple Insider)
 


, , , , , , , , , , , , , ,


Send this to friend