Curiosidades,Tecnologia

Tudo o que você precisa saber sobre a bateria do seu celular

2 Maio , 2013  


Siga essas dicas para conseguir algumas horas a mais de energia para seus gadgets.

Por Matheus Gonçalves e equipe da Nextel.

A bateria do celular é um componente que, muitas vezes, só é lembrado na hora que acaba, mesmo sendo ele o responsável por dar vida aos companheiros diários de inúmeras pessoas.

O item é o grande mocinho (ou vilão) por trás de horas intermináveis de conversas, envio de SMS, uso de aplicativos, navegação na web, entre outros recursos.

 

bateria-celular

Crédito: Site da Nextel

 

Talvez o maior desafio para as fabricantes de celulares e smartphones nos dias de hoje seja projetar uma bateria que consiga manter os aparelhos ligados por mais tempo, mesmo quando executando todos os recursos que fazem parte do nosso dia a dia, como a Internet móvel, o GPS, câmera fotográfica e games que fazem uso de todo o poder de processamento disponível nos gadgets atuais.

Enquanto essa evolução tecnológica não acontece, talvez nós mesmos possamos criar alguns hábitos buscando manter os celulares funcionando por um tempo mais longo.

Para ajudar vocês nesta tarefa, selecionamos algumas verdades e mitos a respeito da eficácia da bateria e boas práticas de uso. Confira!

Cargas x durabilidade da bateria

Que atire a primeira pedra quem nunca deixou o celular carregando apenas por alguns minutos, até o aparelho alcançar um nível “aceitável” de bateria. A prática, apesar de eficaz, prejudica a sua duração, já que cargas incompletas enfraquecem a capacidade de inúmeros componentes encontrados na maioria das baterias.

Logo, cargas completas aumentam a durabilidade da bateria do seu celular, preservando o seu nível normal de funcionamento.

Temperatura da bateria

Não é apenas a exposição ao sol que pode prejudicar seu aparelho. Manter o celular sempre no bolso ou guardado em locais fechados, com pouca ventilação, pode sim superaquecer a sua bateria. O aumento da temperatura, por sua vez, é capaz de comprometer seus componentes.

 

Battery Saver

Battery Saver

 

Ajustes dos recursos

Diminuir a iluminação da tela costuma dar resultados excelentes na economia de bateria. Deixe o mínimo que permita uma leitura confortável. O tempo de timeout da tela também é um item de bastante importância. Se puder, diminua o timeout para que ele apague a tela quando você não está mais usando o celular.

Alguns aplicativos também podem ser muito úteis nesta quest em busca do Cálice Sagrado da Bateria Duradoura: busque fazer uso dos softwares nativos que tentam otimizar a bateria, quando disponíveis, bem como os apps que fecham processos dos programas que você abriu e esqueceu de fechar.

Deixe o GPS ativo somente quando você estiver de fato precisando de sua geolocalização.

Minimize as notificações e configure os avisos somente para os programas que você considera essenciais, como emails e mensagens de texto.

Substituição da bateria

Se a prevenção não foi o suficiente e a sua bateria já começou a ter problemas de desempenho, a solução pode ser a substituição desse componente – sem a necessidade de comprar um novo celular. O cuidado, porém, inclui avaliar se o dano na bateria (como o aquecimento do material) já não comprometeu outros componentes do aparelho.

Na dúvida, consulte a revendedora responsável pelo seu celular e verifique os valores gastos com a substituição. Muitas vezes essa pode ser a solução. Em casos mais extremos, verifique o custo benefício de uma troca assim. Não vá gastar na bateria o valor de um aparelho novo, certo?

 


, , , , , , , , , , , , , , , , ,


Send this to friend