Curiosidades,Tecnologia

Conheça o rosto por trás da Siri, a voz do iPhone

18 set , 2013  


Uma atriz muito simpática com voz inconfundível foi escolhida para o projeto da Apple.

Por Matheus Gonçalves

O reconhecimento de voz é um recurso que vem sendo estudado há anos. Mas desde os sintetizadores e vozes robotizadas até hoje, muita coisa mudou. E você muito provavelmente já deve ter ouvido a “voz do iPhone” ajudando seus usuários a marcar consultas, agendar reuniões e até mesmo encontrar a melhor rota no trânsito, certo?

Pois é, a Siri é um sistema eletrônico capaz de formular frases baseado em algorítimos específicos e um cadastro em banco de dados de estruturas fonéticas associadas a determinadas ondas sonoras, gravadas previamente. Aliás, para chegar a algo próximo ao tempo, cadência, flexão de verbos e união de sílabas pronunciados pelos humanos, demorou tempo e aplicação de diversos experimentos.

Dentre estes projetos, muitos bons profissionais emprestaram suas vozes para os recursos virtuais. No Brasil, contamos com Regina Bittar que faz a voz do Google. Bom, agora conheça Allison Dufty, a atriz e dubladora que foi escolhida para dar vida à Siri nos Estados Unidos.

E o documentário abaixou mostra o trabalho dos engenheiros para chegarem a um padrão natural de voz, tanto para escuta quanto para leitura de sites e instruções. Este vídeo também conta um pouco sobre as horas e horas de gravações que Allison se submeteu neste projeto:

 

 

Uma coisa interessante que vale ser ressaltada é que, como disse a dubladora, outros profissionais teriam sido compelidos a abandonar o barco, por ser um processo… chato. Ficar alí sentado num pequeno estúdio, lendo falas e falas e falas… Mas ela sabia que estava fazendo parte de algo muito mais importante que apenas gravando sua voz.

Quando os técnicos me mostraram os primeiros testes da Siri, eu pensei: ‘que coisa fantástica, parece que sou eu mesmo quem está falando’. E, eles não contrataram minha voz apenas, eles contrataram a mim, quem eu sou e estou muito orgulhosa do resultado” – disse ela.

[via The Verge]  


, , , , , , ,


Send this to friend