Curiosidades,Tecnologia

Morando nos Estados Unidos: Como trabalhar com TI?

4 mar , 2015  


 
É necessário aprimorar suas habilidades e buscar ter o maior número de diferenciais possível!

Por Matheus Gonçalves

Oi pessoal, tudo bem? Dando sequência ao projeto que busca ajudar quem tem dúvidas sobre como é morar nos EUA, vou transcrever aqui pra vocês uma das conversas que tive com colegas que me pedem dicas à respeito de como trabalhar com TI na terra do Obama.

Então você é mais um cientista/engenheiro da computação querendo ficar maluco pelo mundo. Ainda está estudando? Tá revendo conceitos de física, cálculo básico, integral e derivada de X? Tendo aulas de lógica, algoritmos? Já se formou? Fez alguma especialização? Bacana.

Eu ainda moro em Atlanta, e devo ficar por aqui por mais algum tempo. O mercado de TI aqui é espetacular. É fácil ter semanas nas quais você recebe ofertas de trabalho todos os dias. Fora da Georgia a realidade não é diferente. Para qualquer pessoa sem impedimentos e com bom background de desenvolvedor/programador/analista, conseguir emprego aqui é fácil.

 

Como assim, impedimentos, Toad?” – Queria eu que estivéssemos falando de futebol…

Eles só te contratam se você já tiver um visto de trabalho válido. Um H-1B ou um PERM (Green Card). Dificilmente alguém vai ser o sponsor (financiador) do seu visto. Infelizmente é muito, muito raro que isso aconteça.

Pra fazer isso acontecer, você vai ter que primeiro contar com a sorte* (sim, é preciso de sorte pra que alguém avalie seu currículo), e depois é absolutamente necessário que você possua habilidades de análise, programação, comunicação e relação interpessoal que te faça se destacar. Que faça de você um profissional que eles não conseguem encontrar.

E por que isso? Porque…

  1. Existe um limite de vistos H-1B que são fornecidos por ano (65 mil, se eu não me engano), uma fila enorme de interessados e
  2. Mesmo que você consiga uma vaga nessa fila e seu perfil seja analisado, se for fácil encontrar um profissional como você nos EUA, o departamento de imigração pode não aprovar sua documentação de trabalho.

Eu tive que passar por tudo isso, mas com um fator que facilitou um pouco: para trabalhar aqui, fui convidado pela filial americana da minha empresa, pautado no meu trabalho dentro da Matriz do Brasil. Ou seja, os caras sabiam tudo sobre mim e já conheciam meu trabalho.
*Sorte 😉 

O visto inclusive é outro, não o H-1B. Se chama L1 e tem algumas diferenças importantes. Talvez tenha ajudado o fato de que eu fiquei buzinando na orelha dos meus gerentes e diretores toda semana dizendo que eu estava buscando uma experiência internacional. Assim que a galera daqui mandou um comunicado pro Brasil informando sobre a vaga, eu fui um dos primeiros a ser indicado pra participar do processo de seleção.

Então, como dizem os americanos: speak up! Deixe claro que essas são suas intenções 🙂
 
10959438_10153629620384638_2506699573232286153_n
 

Dicas, coisinhas

Então, se você ainda estiver estudando:

  • A primeira coisa que eu faria seria tirar as melhores notas na faculdade. Isso conta.
  • Participe de projetos de iniciação científica e maratonas de programação.
  • Documente TUDO em algum blog e salve seus códigos em repositórios como o Assembla ou o GitHub.

Se já se formou:

  • Publique artigos em simpósios e eventos de tecnologia, como os da USP, PUC e instituições de ensino conceituadas.
  • Aprenda o máximo de tecnologias diferentes. Essa pluralidade chama atenção.
  • Aperfeiçoe seu inglês. Nem que seja com o uso de apps como o Duolingo, mas treine e fale e escreva muito.
  • Crie perfis em sites como o LinkedIn e Indeed, e mantenha-os atualizados. Se possível, em dois ou mais idiomas.
  • Procure empresas que possuam projetos fora do Brasil. Ter contato com o mercado americano também vai contar muito.
  • Leia e faça os exercícios destes dois livros da Gayle L. McDowell: Google Résumé e Cracking the Coding Interview.

Basicamente é isso. E, quando estiver vindo pra cá, leia os textos sobre “O pesadelo do Credit Score” e “Impressão de um brasileiro depois de 365 dias” que vão te ajudar a se adaptar e crescer mais rápido.

Acho que é isso. Qualquer dúvida, deixe uma mensagem aqui na área de comentários. E boa sorte.
 
 
 


, , , , , , , , , , , , , ,


Send this to friend