Curiosidades,Geek

18 fatos sobre Os Goonies – uma homenagem aos 30 anos do filme

8 jun , 2015  


Nesse domingo (7 de junho), o filme Os Goonies completou nada menos que trinta anos! T-R-I-N-T-A F#$%@& A-N-O-S! Esse é sem dúvida um dos maiores clássicos do cinema, e certamente também um dos filmes mais assistidos na sessão da tarde. Saudades dias chuvosos debaixo das cobertas, sem contas para pagar.

A verdade é que até hoje eu trago essa obra comigo. Sejam as referências, sejam as falas decoradas, ou as muitas horas zerando o The Goonies do Nintendinho. Eu adoro, e acredito que muitos de vocês que lêem o TOAD também adoram, certo?

 

Toad_camiseta_fita_toad.com.br800_2

 

Aliás, falando nesse jogo, vejam que gameplay maravilhoso:
 

 

Para quem é muito novo, nunca assistiu, ou veio de outro planeta, esse filme dos anos 80 retrata a história de um grupo de crianças/adolescentes, cujos pais vivem em dificuldades financeiras, e que por vários motivos resolveram ir encontrar um tesouro escondido de pirata, na cidade de Astoria, em Oregon.

Essa turminha do barulho vai aprontar altas confusões ao se deparar com uma família barra-pesada!

Em homenagem aos 30 anos desse filme maravilhoso, vamos listar aqui 18 curiosidades sobre Os Goonies:
 

1. Vendo o navio pela primeira vez
 
01_nadando_toad.com.br
 

O diretor Richard Donner queria filmar uma reação autêntica dos garotos quando eles vissem o navio do Willy Caolho pela primeira vez. Por esse motivo, eles não viram o navio até o momento das gravações da cena. Porém, contudo, entretanto todavia, a molecada ficou tão espantada com aquilo tudo que eles soltaram alguns palavrões, e a cena teve que ser refilmada.

PS: o navio pirata era uma embarcação de verdade e as cenas foram mesmo filmadas à bordo dele. Depois que o filme foi lançado, ele foi oferecido a quem quisesse pegar, mas ninguém quis e o navio foi desmontado.
 
2. Touchdown do Sloth
 

02_sloth_toad.com.br
 

John Matuszak, ator que deu vida ao Sloth, era um jogador de defesa do time de futebol americano Oakland Raiders até 1981. Em certo momento do filme, inclusive, Sloth está vestindo uma camisa do Raiders. E no GIF acima você vê um dos momentos mais icônicos, quando ele aparece com uma camiseta do Super-Homem, e isso não teve nada de aleatório: Superman, de 1978, também foi dirigido por Donner.

 
3. Fãs de Star Wars
 
03_r2d2_navio_toad.com.br
 

O modelo do navio que a gente vê navegando no final do filme tem um R2-D2 escondido no convés.

 
4. O lema dos Goonies que foi cortado na edição
 
04_Goonies_Never_Say_Die_toad.com.br
 
Pouca gente sabe, e a gente descobriu nos extras de DVDs e Blurays da obra, que um lema dos Goonies acabou sendo limado na edição. Ele dizia assim:

Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon, juntos ficaremos até o mundo acabar, no céu e no inferno, e na guerra nuclear. Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar. No campo ou na cidade, na floresta, onde for, eu me declaro um companheiro Goony. Para sempre, e sem temor.

Ou, em inglês:

I will never betray my Goon deck friends/ We’ll stick together until the whole world ends/ Through heaven and hell and nuclear war/ Good pals like us will stick like tar/ In the city, or the country or the forest or the boonies/ I am proudly declared a fellow Goony.

 
5. Hora do susto!
 
05_tampando_a_boca_toad.com.br
 

Em cenas dramáticas, o diretor Richard Donner gritava “OLHOS GRANDES!”, e os garotos tinham que arregalar os olhos para as câmeras.

 
6. Ser ou não ser?
 
06_one-eyed-willy-goonies_toad.com.br
 

O crânio do Willy Caolho era um crânio humano de verdade, que hoje está na casa do diretor Richard Donner, junto a um modelo de seu navio pirata.

 
7. Sobrenome de pirata
 
07_Portobelo_Ruins_and_bay_toad.com.br
 
No roteiro original, Willy Caolho tem seu nome listado como William B. Portobell. Seu sobrenome é uma referência a Portobelo, um porto no Panamá que era frequentado por piratas no século 17.

 
8. Não alimente um Goonie depois da meia-noite
 
08_gizmo_toad.com.br
 
O filme contém referências a outro clássico dos anos 80: Os Gremlins! Quando Gordo está falando com o policial no telefone, tentando avisar sobre os Fratellis, um dos oficiais diz assim:

“Ah, claro, exatamente como na sua última pegadinha, sobre aquelas pequenas criaturas que se multiplicavam quando você jogava água nelas…”

 
9. Vai num tapa só
 
09_Gordo_espirrando_toad.com.br
 
O filme, que levou cinco meses para ser produzido, foi filmado quase inteiramente em sequência, um feito raro no cinema.

 
10. Com a supervisão dos pais
 
10_todomundo_Goonies_Pedra_toad.com.br
 

Na cena que as crianças conseguiram escapar dos Fratellis e estão todos encontrando os pais na praia, alguns dos atores são de fato pais dos garotos, junto de membros do filme que atuaram como figurantes. A mãe do Gordo, por exemplo, é a mãe verdadeira dele.

 
11. Não pode falar palavrão
 
11_data_caindo_toad.com.br
 

Quando Data está caindo no buraco da caverna, ele grita “Holy S-H-I-T”, soletrando o palavrão em vez de dizê-lo. Isso porque o ator prometeu pra sua mãe que ele não iria falar palavrões no filme. Sem contar essa adaptação técnica do inventor, as palavras “shit” e “bullshit” foram ditas 19 vezes no filme todo.

Bonus:
Oh Shit!
 

 

12. A maquiagem do Sloth
 
12_Sloth_preparacao_toad.com.br
 

O pessoal da maquiagem demorava cerca de cinco horas para criar o rosto do Sloth, cujo olho pra baixo era operado por controle remoto, de forma mecatrônica. Ah, e que não era à prova d’água, o que fazia ele parar de funcionar várias vezes durante as filmagens.

 
13. Como assim, um polvo?
 

 

No final do filme, quando Data estava descrevendo aos policiais tudo que eles tinham passado, ele diz assim:

“Mas a parte que deu mais medo foi a do polvo!”

Quando eu era criança, eu achava que ele estava apenas contando vantagem e aumentando a história pra parecer ainda mais dramático. Mas não, essa cena de fato foi filmada, mas FELIZMENTE (sim, ficou galhofa demais, assista aí em cima…) ela foi cortada da edição final. Em resumo: um monstro gigante cheio de tentáculos tenta agarrar Stef, e Data salva o dia colocando uma fita dentro da boca do Polvo marombado. Esse Walk-Man mágico que nos anos 80 funcionava debaixo d’água, estava tocando “8 braços para te abraçar”, uma música da Cyndi Lauper, composta especificamente para essa cena.

O polvo, muito empolgado ao ser introduzido a tamanho sucesso pop, deixa de atacar a moçoila e sai dando pulinhos para trás no ritmo da música. Mas como é Goonies, não tem problema! Certo Cyndi?

 
tumblr_myyctslMc81qexeroo1_500
 

14. Trabalho duro
 
14_ah_corta_essa_lambada_toad.com.br
 

Jeff Cohen, que interpretou o Gordo, tava tão comprometido com seu papel que certa vez ele apareceu no set com catapora, com medo de ligar dizendo que estava doente e perder a chance de participar do filme.

Sem contar toda sua desenvoltura para dançar lambada.

 
15. Um dos policiais era o diretor
 
15_diretor_policial_toad.com.br
 

Na cena acima, à direita, você vê o diretor Richard Donner resolveu fazer uma pontinha, economizar uma grana com outro ator e ainda ter seu momento de fama na película.

 
16. Souvenir pra lá de especial
 
16_mapa_do_filme_toad.com.br
 
Veja que sorte: o ator Sean Astin (sim, o Samwise Gamgee de Senhor dos Anéis), que fazia o papel de Mikey, pôde levar pra casa o mapa usado no filme. Taí uma coisa que eu teria emoldurado na parede da sala. Final feliz, tudo lindo, certo? Então… não. A mãe de Sean fez uma faxina na casa e jogou o papel fora achando que fosse qualquer pedaço comum de papel.
 
tumblr_mq7li80DEn1r61a7no4_250
 

17. Somente em cima da hora
 
roteiro_goonies_toad.com.br
 
Existiam tantas correções no roteiro, que os atores recebiam suas falas somente na hora de gravar, e tinham poucos minutos para decorar tudo.

 
18. Wet ‘n Wild
 

 
O diretor e a equipe de filmagem também desceram no gigante toboágua depois que ele foi instalado. Mais de 3,4 milhões de litros de água foram usados no filme.
 

Fiquem agora com uma foto de Martin Sheen:
 
President Kennedy Addressing the Nation by Radio
 

Tem alguma outra curiosidade para compartilhar? Já conhecia alguma das dicas aqui? Deixe sua mensagem aqui embaixo na área de comentários!

E, lembrem-se: quem ama, oferece chocolate!

 
Goonies-Baby-Ruth

 
[via Mashable]  
 


, , , , , , , , , , ,


Send this to friend